domingo, 1 de junho de 2008

Vía pública - Armadilhas à espreita


Ruas com buracos, passeios estreitos e carros mal estacionados, são apenas alguns dos obstáculos que podemos encontrar nas ruas portuguesas. Para os cidadãos "ditos" normais torna-se incómodo mas é transponível mas para pessoas com mobilidade reduzida são, muitas vezes, barreiras intrasponíveis.

Muios passeios são tão pequenos que quase não conseguem servir um cidadão com mobilidade quanto mais um cidadão que circule em cadeira de rodas. O que estes fazem, eu já assiti muitas vezes, é desviarem-se para a estrada.

Um risco tomado por não haver outra hipótese. Mas não são só os passeios que dificultam a vidas aos cidadãos, também as passadeiras muito compridas e por vezes mal situadas e mal sinalizadas, os semáforos que muito bem servem os automobilistas e e pouco servem os peões, e por falar em automobilistas não esquecer os veículos que tão bem obstruem a via pública.



Ora em cima do passeio, ora à saída de rampas de acesso os veículos "tornam-se" peões ao ocupar o espaço que não lhes pertence. Muitos destes perigos são causados por cidadãos inconscientes e com pouca sensibilização para a matéria mas muitos outros para permitidos pelo próprio Governo ou por falta de iniciativas e medidas que previnam estas situações.
Cabe-nos a nós cidadãos responsáveis apontar estas situações. Se conhece alguma não se cale, a nossa iniciativa poderá ajudar muito

Sem comentários: