domingo, 1 de junho de 2008

Bancos e ATM - Só para alguns


Tal como no caso dos edifícios públicos, também estes serviços que servem os cidadãos estão vedados (em muitos casos) aos cidadãos deficientes motores.



Todos os dias utilizamos as caixas multibanco (ATM) ou nos dirigimos a instituições bancárias. Nós, cidadãos "ditos" normais fazêmo-lo com com facilidade.



São elas, chegar até ao multibanco e utilizá-lo ou chegar a um Banco e abrir a porta e dirigirmo-nos até ao balcão. Ora para pessoas em cadeiras de rodas estas "simples" acções tornam-se num tormento. Em primeiro lugar, caso queiram utilizar uma caixa multibanco, terão de transpor as escadas (em muitas delas) como se pode ver na imagem acima, as rampas de inclinação elevada e a irregularidade do piso.



Em segundo lugar vêm a dificuldade da visibilidade e da utilização da caixa em si pois estas muitas vezes encontram-se colocadas com uma altura descaonselhada a pessoas naquelas condições tornando-se difífícil a introdução do cartão, a recepção de talões e mesmo o manuseamento das telas. O que se verifica nos Bancos é parecido, além das escadas, das portas estreitas e de difícil abertura encontram-se os altos balcões.

Estas situações que acabei de enumerar podem passar despercebidas à maioria dos cidadãos mas custa muito às pessoas com uma mobilidade reduzida.
Se cada um de nós reparar (pelo menos) que elas existem certamente que mais tarde ou mais cedo não existirão.

Sem comentários: